Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

Em 2025 supercomputador terá tamanho de cubo de açúcar, diz IBM

Laboratório da empresa na Suíça pesquisa formas de encolher sistemas multiprocessados para reduzir consumo de energia.

Uma pesquisa conduzida pela IBM em seus laboratórios de Zurique (Suíça) poderá dar origem a supercomputadores do tamanho de um cubo de açúcar, informou nesta sexta-feira (12/11) a BBC. Um cubo de açúcar tem aproximadamente 1,3 cm de altura.
A intenção da empresa não é tanto encolher as máquinas, mas reduzir o consumo de energia desses equipamentos, explicou o cientista Bruno Michel, da IBM Zurique. Para ele, os custos dos computadores do futuro serão calculados com base em seu impacto ambiental, mais que em velocidade.
O modelo perseguido pela equipe compreende o empilhamento de processadores; um fluxo de água entre eles cuidaria da refrigeração. A equipe de Michel já tem um protótipo, chamado Aquasar, que ocupa um rack do tamanho de uma geladeira.
“Hoje construímos este sistema Aquasar, com um rack cheio de processadores. Nossa previsão é que, em 10 ou 15 anos, sejamos capazes de reduzir um sistema como esse à dimensão de um cubo de açúcar – nós teremos um supercomputador em um cubo de açúcar”, explicou Michel à BBC.
O maior desafio técnico será projetar as conexões entre os chips, que deverão ao mesmo tempo conduzir eletricidade e serem à prova d’água.

fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/11/12/em-2025-supercomputador-tera-tamanho-de-cubo-de-acucar-diz-ibm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário