Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

Feira nos EUA reunirá os computadores mais rápidos do mundo

Network World/EUA
11-11-2010
(Jon Brodkin)
Caltech tentará quebrar durante a SC10 o recorde de velocidade em transferência de dados. Ranking dos maiores sistemas também é atração

Uma das conferências mais fascinantes e técnicas da indústria de TI terá início na próxima semana em Nova Orleans (EUA). Em sete dias, a 23.ª Conferência Internacional de Computação de Alta Performance (SC10) mostrará grandes computadores, com grandes soluções para grandes problemas.
Um destaque adicional é a divulgação, na terça-feira (16/11), da versão mais recente da tradicional lista Top 500, com os maiores supercomputadores do mundo. Espera-se que desta vez um sistema instalado na China tire dos EUA o título de país com o mais rápido supercomputador do planeta.
No ano passado, a relação de palestrantes tinha o ex-presidente americano Al Gore, que opinou sobre como a supercomputação pode ajudar a reverter as mudanças climáticas. Este ano o evento terá o professor Clayton Christensen, da Harvard Business School, que discutirá os desafios atuais da indústria de computação de alto desempenho.
Mas a grande atração da conferência poderá estar no pavilhão de exibições. Em 2009, 10 mil pessoas estiveram na conferência realizada em Portland, no Estado do Oregon.
A Microsoft, que alardeou recentemente que o Windows é mais barato que o Linux na área de sistemas de alta performance, estará presente e vai revelar os últimos avanços em supercomputação. (É quase certo que o Linux domine a lista Top 500, mas não diga isto a Steve Ballmer.)
Enquanto isso, a Caltech tentará quebrar seu próprio recorde mundial em velocidade de transferência de dados. No ano passado, ela formou um link entre os hemisférios Norte e Sul, sustentando 8,26 Gbps em cada um dos dois links de 10 Gbps que conectavam São Paulo e Miami.
A SC10 terá início no sábado (13/11) e seguirá até sexta-feira (19/11). A exposição estará aberta de segunda a quinta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário